Paulo Deco, natural de Cabinda, município de Buco Zau, é um destacado professor e escritor. Residente no bairro Cabassango, nas proximidades do Mabel, é casado com Cássia Deco e pai de quatro filhas. Atualmente, exerce a função de vice-decano para Assuntos Académicos e Vida Estudantil da Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro, onde também é docente. Com uma formação sólida, é licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Gestão de Investigação e Comunicação, possui dois Doutoramentos: um em Ciências de Gestão e outro em Contabilidade.
Deco revelou que a sua formação académica tem uma ligação íntima com a sua paixão pela leitura e escrita, especialmente no âmbito da gestão de empresas, área em que também se destaca pela sua inclinação para a contabilidade de gestão. Ele empenha-se em fazer uma simbiose entre contabilidade e gestão empresarial, um tema recorrente nos seus estudos e escritos.
A jornada de Paulo Deco como escritor começou há 10 anos e teve origem num momento marcante durante o 10.º ano no Instituto Politécnico de Cabinda, conhecido como Industrial. Na época, um professor chamado João Nganda António disse-lhe: “Você é muito inteligente, mas não pode ser um escritor.” Essa frase, embora desafiadora, tornou-se a maior motivação de Deco, que sempre se lembra dela ao escrever. Ele expressa tristeza pelo facto de o seu ex-professor já não estar vivo, pois gostaria de poder presenteá-lo com um dos seus livros.
Entre as figuras que mais o inspiraram na sua trajetória literária estão Henri Savall e Kianvu Tamo, reconhecidos pelos seus contributos significativos na literatura. Os seus temas preferidos incluem contabilidade e gestão de custos ocultos, assuntos abordados através da teoria socioeconómica, área em que Deco se identifica profundamente. O seu desejo é ser lembrado pelas suas contribuições inovadoras à literatura.
Em breve, Paulo Deco lançará duas novas obras:
“Contabilidade de Custos e de Gestão nas Organizações: Entre a Teoria e a Prática”;
“Guião de Elaboração de Projectos de Pesquisa em Ciências Sociais”.
A nova data de lançamento será anunciada em breve, assim como os detalhes da sessão de autógrafos, que acontecerá na Sala Magna da Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro. Os livros estarão disponíveis na sala de leitura da faculdade e noutras plataformas, garantindo acesso aos interessados.
Reportagem de: Sebastião Binda