Projectos de acessibilidade, mobilidade e inclusão de pessoas com deficiência vencem primeira edição da iniciativa promovida pelo UNICEF.
No dia 8 de outubro, realizou-se a tão aguardada cerimónia de encerramento da iniciativa Desafio Genial, um evento que reuniu jovens empreendedores com projectos inovadores. A iniciativa teve como objetivo transformar desafios sociais em oportunidades com impacto positivo e contou com participação de mais de 500 jovens de diferentes províncias de Angola, com diversas iniciativas inclusivas e sustentáveis.
O evento contou com a presença Secretária de Estado para a Juventude, Secretária de Estado para o Ensino Secundário e representantes de agências das Nações Unidas representante do corpo diplomático acreditado em Angola.
No acto de abertura a Secretária de Estado da Juventude, Danila Bragança, destacou a importância do Desafio Genial na promoção do empoderamento juvenil e da inclusão social: “Investir nos jovens é, seguramente, garantir o desenvolvimento sustentável das sociedades africanas. É importante incluir os jovens nos processos de tomada de decisões dos nossos países para assegurar que as políticas do Estado voltadas para a juventude sejam refletidas no dia a dia de cada jovem angolano e africano.”
Antero de Pina, representante do UNICEF, parabenizou a todos os participantes e encorajou-os a celebrar as suas ideias inovadoras e transformadoras. “Esta cerimónia é vossa, e celebramos as vossas ideias inovadoras e transformadoras.
“Usem a vossa energia e criatividade, pois pouco podemos fazer por vocês sem o vosso total engajamento e envolvimento bem-haja, todas as iniciativas que fortalecem a participação de jovens de forma inclusiva e equitativa, e o seu desenvolvimento integral”, concluiu.
Durante a cerimónia, decorreu, em simultâneo, uma feira de empreendedorismo, que proporcionou um espaço para networking entre os jovens e várias empresas e organizações comprometidas com a liderança e o empoderamento juvenil. Diversos expositores tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços, promovendo a interação e o intercâmbio de ideias entre os convidados.
Pedro Dala, representante de uma das empresas expositoras, afirmou ter sido “uma honra participar num evento dirigido aos jovens”. Acrescentou que a “missão do projecto é justamente oferecer oportunidades de emprego para os jovens, além de ser um palco para novos talentos”.