A província de Cabinda é a que está situada mais ao norte de Angola. É um enclave que faz fronteira a norte com a República do Congo, a este e a sul com a República Democrática do Congo e a oeste com o Oceano Atlântico. A província se estende em 7.270 km2 e distribuída em quatro municípios: Cabinda, Cacongo, Belize e Buco Zau.
O clima de Cabinda é tropical húmido, com uma temperatura média de 25°C. É uma província muito marcada pelas suas tradições, transmitidas de geração em geração, que caracterizam vários momentos específicos da vida comunitária. Um dos grupos responsáveis pela perpetuação de algumas tradições é o grupo dos Bakama.
Cabinda foi parcela do antigo Reino do Kongo e atribuída a Portugal por ocasião da Conferência de Berlim, em 1885. Na mesma altura nascem também o Congo belga (actual República Democrática do Congo) e o Congo francês (actual República do Congo). Quando a Bélgica reivindicou uma saída para o mar, Cabinda passou a ser um enclave de Angola. Nas vésperas da referida conferência, os príncipes e os notáveis de Cabinda assinaram o Tratado de Simulambuco com Portugal e o território passou a ser um protectorado luso, tendo sido mantido como parte integrante do território de Angola após a independência em 1975.